42.ª Feira do Livro de Moura abre hoje as portas no Castelo de Moura

Com 42 anos a promover a cultura do concelho, a edição deste ano da Feira do Livro de Moura abre hoje as portas, 31 de Maio e pode ser visitada até dia 11 de Junho, no Castelo de Moura.

leia também
A Mourense Ângela Frade lança o livro infantil “Eu? Nem Pensar!”

O evento anual, tem como finalidade a promoção do livro e da leitura, ao mesmo tempo que é palco de diversas actividades culturais que vão desde o teatro à música, passando por exposições e actividades lúdicas, com a apresentações de livros com a presença dos respectivos autores.
“Os eventos pensados para toda a comunidade”, é o mote do convite deixado pela vereadora da Cultura, Lurdes Balola, “a todos os que residem no concelho a visitar Moura por estes dias”. “Vamos ter diferentes apresentações de livros, momentos importantes com grupos da nossa comunidade, quer ao nível das sevilhanas, dos coros que temos no Conservatório e do Associativismo”. A autarca de Moura lembrou “os convidados de maior interesse que possam chamar à participação de todos os que queiram vir à Feira do Livro este ano num espaço diferente, no Castelo de Moura”.

Do programa destaca-se na parte literária, no dia 03, às 11h00, a presença da Escritora e Artista Plástica, Ana Rita Janeiro, com “Uma Casinha de Ratos”, que já deu origem ao livro “Frederico e Constantina”. Ainda no dia 03, às 18h00, a actividade Entre Livros está à conversa com Gilmário Vemba, um dos nomes actuais do Stand Up Comedy em Portugal.
No dia 08, à 18h30, a apresentação do livro “Um enfarte no Alto Parque”, de Francisco Moita Flores vai ser o momento de Leitura da edição deste ano. Já no dia 10 de Junho, às 19h00, a divulgação do livro “Como se fosse a Primeira Vez”, de Raúl Minh’alma, seguida de sessão de autógrafos, marca a agenda do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
Para o último dia, 11 de Junho, o programa inicia às 11h00 com Histórias com Mimos por Rita Moriés, uma actividade para bebés dos 06 aos 36 meses. Ao final da tarde, 17h30, “O Lugar de Todas as Histórias”, uma história infantil pelo Teatro Quadrilha.

No que diz respeito à música, no dia 02, às 21h30, actuam os “Sons do Lago” e a Banda Juvenil da S.F.U.M “Os Amarelos. Para 04, às 21h30, será a vez de “O Mundo Fantástico” e a 06, às 18h00, cantam os grupos corais da Escola do Sete e Meio e da Escola da Porta Nova. O grupo “Classe Operária”, comemora o seu 10º aniversário e sobe ao palco do Castelo de Moura no dia 10, às 22h00. Dia 11, às 18h30 segue-se a actuação da Tuna da Universidade Sénior de Moura e por fim, às 19h00, a cerimónia de entrega de diplomas dos “Padrinhos de Leitura” e para o “Melhor Leitor”.

No âmbito da 42.ª Feira do Livro de Moura, a Câmara Municipal de Moura volta a promover o projecto “Padrinhos de Leitura”. Esta iniciativa é um exemplo de solidariedade e responsabilidade social da comunidade local, de promoção da leitura e de criação de novos leitores, e consiste no donativo de um apoio financeiro, de empresas, instituições e colectividades, aos alunos que frequentam o pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básico público e particular para aquisição de livros no certame.

Ir para cima
Close
Browse Tags