A Apresentação do Plano Estratégico e de Acção do Javali em Portugal, é apresentado hoje, 30 de Maio, às 10h00, na sede da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR-Alentejo), em Évora, com a presença do vice-presidente da CCDRA Aníbal Costa e o presidente do Conselho Directivo do ICNF, Nuno Banza.
O estudo promovido pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e elaborado pelo Centre for Environmental and Marine Studies (CESAM) da Universidade de Aveiro, entre Setembro de 2020 e Dezembro de 2022, tem o apoio do Fundo Florestal Permanente / Fundo Ambiental.
A Estratégia assentou em três objectivos que passam pelo conhecimento do universo da população, a descrição da condição física dos animais e a avaliação do habitat e dos factores que podem aumentar ou diminuir o impacto e dimensão dos prejuízos causados pela espécie.
A compilação de toda esta informação, agora reunida, servirá de base para a definição de planos e estratégias aplicadas à gestão sustentável e mitigação dos potenciais impactos negativos do javali, nomeadamente os prejuízos agroflorestais e a disseminação de doenças.
Na sessão de encerramento, marcam presença o Secretário de Estado da Agricultura, Gonçalo Rodrigues e o Secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas, João Paulo Catarino.