No âmbito do Projecto AgroSatAdapt: Territórios Inteligentes 2050, e após a realização do Workshop no auditório da EDIA, em Beja, são agora aplicados os conhecimentos no terreno para mostrar efectivamente o funcionamento do software, com uma acção de formação na Herdade do Esporão, hoje, dia 29, às 9h30.
Este software, tal como apresentado, permitirá uma gestão territorial, com enfoque na sustentabilidade ambiental – aspectos ecológicos, climáticos, hídricos e socioeconómicos.
Este projecto, de que a EDIA é parceira, tem três sistemas/áreas piloto, com perfis diferenciados de gestão, nomeadamente o Município de Reguengos de Monsaraz, áreas próprias e fornecedores da Herdade do Esporão e algumas áreas enquadradas no perímetro de rega do Alqueva, gerido pela EDIA. O seu ordenamento territorial, gestão produtiva e potencial ecológico são avaliados com base em cartografia actualizada e dados de satélite, essenciais para a caracterização de padrões e processos paisagísticos.
O Projeto AgroSatAdapt é coordenado pelo MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento da Universidade de Évora e financiado pela Fundação “La Caixa”.