O Projecto Guardiões reuniu, na passada semana, com a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) para apresentar um conjunto de 15 iniciativas que têm como objectivo promover a sustentabilidade ambiental e implementar medidas de acção climática.
Durante o encontro, que contou com as presenças de responsáveis da comunidade, foi dado a conhecer um portefólio de acções a implementar para minimizar os impactos das alterações climáticas no Alentejo.
Cátia Sousa, engenheira do Ambiente e consultora do Guardiões, clarificou o trabalho vai envolver “diversos stakeholders, incentivando também a cooperação, a mobilização, e participação dos cidadãos e das comunidades nas acções em prol do clima e do ambiente”.
Financiamento para acessos e infraestruturas do novo Hospital Central do Alentejo
Os projectos abrangem diversas áreas de actuação, incluindo a Agricultura e Florestas, Biodiversidade e Paisagem, Mobilidade Sustentável, Recursos Hídricos, Qualidade do Ar, Resíduos, entre outras. Encontram-se já mais 26 ideias de projectos definidas e em desenvolvimento, com a assinatura dos Guardiões, que visam melhorar o desempenho ambiental do Alentejo e intensificar a capacidade de resposta da região face às múltiplas ameaças, como as inundações e secas.
Com a reunião com a CIMAC, concluiu-se a fase de apresentação do portefólio do Projecto às quatro Comunidades Intermunicipais do Alentejo – CIMBAL, CIMAL, CIMAA e CIMAC -. Numa segunda fase, serão realizadas reuniões com vereadores e/ou técnicos dos municípios para dar continuidade à divulgação das iniciativas junto dos decisores dos municípios alentejanos, uma das regiões mais afectadas pelas mudanças climáticas e que mais necessita da implementação de uma estratégia de sustentabilidade e enriquecimento do território.