Os médicos de medicina geral e familiar que trabalhem na Unidade de Saúde Familiar de Reguengos de Monsaraz (USF REMO) vão receber um incentivo financeiro de 1000 euros mensais atribuído pelo Município de Reguengos de Monsaraz. Esta é uma das medidas previstas no Regulamento Municipal de Apoio à Atracção e Fixação de Médicos de Família no concelho, que atribui incentivos superiores a 100 mil euros por ano aos profissionais de saúde.
O documento foi aprovado por unanimidade na Reunião de Câmara de 26 de abril e será submetido à próxima Assembleia Municipal. Este pacote de incentivos e apoios foi concertado com o Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, a Administração Regional de Saúde e o Agrupamento de Centros de Saúde do Alentejo Central durante a visita que o governante efectuou ao concelho no dia 3 de abril.
Médica da ULSBA aponta algumas soluções para a fixação de médicos na região
A presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, Marta Prates, considera que a autarquia “não desistiu, nem baixou os braços até se encontrar as melhores soluções junto das autoridades de saúde para que fosse resolvido o grave problema da falta de médicos de família no concelho”. “Este esforço financeiro que estamos a fazer é para garantir cuidados de saúde primários a toda a população do concelho, pois actualmente cerca de 50 por cento dos habitantes, quase cinco mil pessoas, não tem médico de família, pelo que através destes incentivos e apoios esperamos poder atingir a resposta de saúde adequada que deveria ser assegurada pelo Serviço Nacional de Saúde”, destacou Marta Prates.
O incentivo de 1000 euros é uma forma de atrair e fixar os médicos de família no Município de Reguengos de Monsaraz.