A XVI Olivomoura – Feira Nacional de Olivicultura (11 a 14), no Parque Municipal de Feiras e Exposições.
À semelhança dos anos anteriores, a sessão de inauguração da XVI Olivoumoura – Feira Nacional de Olivicultura de 11 a 14 de Maio, acontece hoje no Parque Municipal de Feiras e Exposições, em Moura, onde vai estar presente o executivo autárquico e alguns convidados de entidades da região. O grupo de música Ideal Alentejano representa as “modas” sempre actuais e cabe-lhe a honra de abrir o evento.
O vasto programa para estes dias conta com workshops e no dia 12, sexta-feira, está preparado um colóquio sobre o Aeroporto de Beja, entre as 15h00 e as 17h00, no Auditório da Feira de Moura. Os prémios do Concurso de Azeite Virgem da Feira Nacional de Olivicultura, também fazem parte do programa de hoje.
As Jornadas Técnicas da XVI OlivoMoura, acontecem no dia 13, sábado, a partir das 10h00 e até às 13h00, no Auditório da Comoiprel. O presidente da Câmara de Moura, Álvaro Azedo, o Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAAL), com Filipa Velez e o professor do Instituto Politécnico de Portalegre, Francisco Mondragão-Rodrigues, abrem a conferência. Aqui, vão ser debatidos entre outros assuntos, a valorização das variedades de oliveira portuguesas – contributos dos projectos Oleavalor e Gescertolive (apoio à gestão de olivais e à certificação de material vegetativo de variedades de oliveira nacionais).
As expectativas para esta edição, neste que é um dos certames mais importantes para o concelho são as melhores, essencialmente porque a sua missão é o de “divulgar um dos produtos de excelência do concelho, o azeite”, segundo a autarquia, mas também pelo impulso que promove junto da economia local com a apresentação dos produtos da região, dos petiscos tradicionais alentejanos nas tasquinhas, o Espaço Ludoteca, a prova de Santo Huberto e os espectáculos de música.
Álvaro Azedo destacou o evento como “a nossa feira”, “o momento em que acolhemos quem nos visita, com espectáculos e gastronomia”, a altura certa para “conhecermos e revisitarmos Moura na companhia dos eventos e concertos que vamos apresentar ao longo destes dias”.
A música faz parte deste certame desde sempre e sem ela, nada seria igual. Como tal, esta edição tem um cartaz de “peso”. A noite de sexta-feira, dia 12, promete uma actuação única, neste caso, com a primeira banda portuguesa a apresentar ao vivo um concerto memorável – Phil Collins Legacy Tribute. Diogo Piçarra, um dos artistas do momento, sobe ao palco logo a seguir e os DJs Ana Isabel Arroja da Rádio Comercial e Andy F asseguram boa música pela madrugada fora.
O artista da casa, natural de Moura, Ricardo Infante, inaugura a festa de sábado, dia 13, com os seus temas do momento e os Delfins, que contam com um histórico de participações em eventos na cidade, estão de volta, certamente para mais um concerto ímpar para uma geração saudosista. Wilson Honrado da Rádio Comercial e Luigy, este último de Moura, são os Djs de serviço.
A XVI Olivomoura – Feira Nacional de Olivicultura vai ter boa disposição até ao fim, onde os encontros para o último dia, domingo, 14, estão marcados com o grupo Caprichosos e Maria Infante. O sunset Licor Beirão encerra a edição deste ano, onde são esperados ao concelho de Moura um número considerável de visitantes.