O Sindicato Democrático dos Professores do Sul (SDP Sul), convocou para hoje, dia 10, uma greve de professores e educadores do distrito de Beja, onde se juntam alguns docentes do Agrupamento de Escolas de Moura.
A concentração está marcada a partir das 12h00, junto à Escola Secundária Diogo de Gouveia, em Beja e às 12h30, o encontro com dirigentes sindicais acontece no Jardim do Bacalhau, na mesma cidade.
Moura: Greve dos professores
Josefa Lopes do SDP Sul, pensa que a adesão não será muito grande por uma razão, conforme explicou à Planície. “Quarta-feira da parte da tarde os professores não têm aulas, têm reuniões, motivo pelo qual pode não expressar “o grande descontentamento dos professores”.

As razões da greve prendem-se acima de tudo com “o tempo de serviço de congelamento que os professores perderam e que não recuperaram”. Os números não são esquecidos por Josefa Lopes. “Seis anos, seis meses e 23 dias”, é o tempo que falta reaver para alguns dos docentes. Mas não é o único. “O que tiveram de espera para passarem do 4º para o 5º escalão e do 6º para o 7º”, a juntar ao tempo de serviço, recordou a sindicalista.
Os professores e educadores do distrito de Beja estão hoje em protesto, com greve, a partir das 12h00.