A Europa celebra-se até dia 10 de Maio no Baixo Alentejo

Entre os dias 08 e 10 de Maio, vai ter lugar, na Escola D. Manuel I, o evento “Pontes: A Europa no Mundo, o Mundo na Europa”. Esta foi a maneira encontrada para celebrar o Dia da Europa, 09, terça-feira que mais não é “do que uma forma de estimular o sentimento de pertença ao espaço europeu, aprender sobre o Humanismo e a forma como as relações entre os povos moldaram a nossa forma de viver e também de promover os valores europeus”, de acordo com a informação da entidade Europe Direct, do Baixo Alentejo.

leia também
Alentejo 2030 – “Estamos a criar uma nova região” – António Ceia da Silva

Uma das impulsionadoras da iniciativa, é a docente da escola de Beja, Teresa Gonçalves, com quem a Planície falou. “Queremos assinalar o Dia da Europa com todos os valores que trás junto com ela, com os nossos alunos e comunidades. Portugal não é um país da cauda da Europa, é a face atlântica da Europa. Somos um país que se estende por outros continentes e fomos nós que demos mundo ao mundo e trazemos essa multiculturalidade para a escola”.
Ao longo de três dias decorrerão actividades que assinalam a data com o hastear da Bandeira da União no dia 09, a interpretação do hino europeu pelo Conservatório Regional do Baixo Alentejo e uma conferência dedicada a dois temas: o Alqueva, projecto europeu e o Novo Bauhaus Europeu.

No último dia, 10 de Maio, está marcada a segunda edição do Encontro de Clubes Europeus do Alentejo, que reunirá dezenas de jovens de todo o Alentejo.
Esta é uma iniciativa conjunta do Clube Europeu da Escola D. Manuel I e do Europe Direct do Baixo Alentejo, com o Conservatório Regional do Baixo Alentejo.
Recordamos que o centro Europe Direct e a escola têm desenvolvido uma parceria, que inclui a abertura de um gabinete aberto ao público nas instalações do estabelecimento de ensino, na segunda sexta-feira de todos os meses e que está à disposição de todos.

Ir para cima
Close
Browse Tags