O Festival “Alentejo Encantado” arranca hoje, dia 06, com um concerto de Diogo Piçarra, no Largo da Igreja Matriz, em Vila Nova da Baronia, no concelho de Alvito.
Este é o primeiro de cinco concertos que a Associação de Municípios do Alentejo Central (AMCAL) apresenta até 27 de Maio, em locais únicos dos concelhos da sua área de abrangência.
Depois de Diogo Piçarra, é a vez de Pedro Abrunhosa, a 12 de Maio, no Largo D. Nunes Álvares Pereira, em Portel, segue-se, a 20, Carolina Deslandes, no Castelo, em Viana do Alentejo, a 26, António Zambujo, no Largo da Igreja Matriz, em Cuba e, no dia 27, Gisela João, nas Ruínas de S. Cucufate, em Vila de Frades, no concelho de Vidigueira.
Considerando a Cultura e o Património factores de promoção, valorização e desenvolvimento, a AMCAL, decidiu realizar o Festival “Alentejo Encantado” com uma concepção, que consiste na associação de alguns dos maiores nomes da música portuguesa aos mais icónicos monumentos e sítios dos concelhos que integram este território (Alvito, Cuba, Portel, Viana do Alentejo e Vidigueira).
Criar concertos únicos, num formato intimista, em que associado à performance de cada artista se aposta na valorização cénica do espaço e de cada monumento, é o desafio evento. O acesso aos concertos do “Alentejo Encantado” é gratuito, mas os lugares disponíveis são limitados pelas características dos espaços.