GNR previne incêndios rurais com acções de fiscalização

A Guarda Nacional Republicana (GNR), tem a decorrer a Operação Floresta Segura 2023, através da execução de acções de sensibilização, de fiscalização, de vigilância e detecção de incêndios rurais, de investigação de causas dos crimes de incêndio florestal e validação das áreas ardidas.

A força militar actua na prevenção, detecção e combate aos incêndios rurais e na repressão de actividades ilícitas, procurando garantir a segurança das populações e a preservação do património florestal.

leia também
Combate a Incêndios: Dois Helicóptero (Moura e Ourique) e dois aviões em Beja

O prazo de execução dos trabalhos de gestão de combustível terminou a 30 de Abril, data em que os proprietários estavam obrigados a proceder à gestão do material combustível e à limpeza de terrenos numa faixa com largura não inferior a 50 metros, em torno das edificações ou instalações localizadas em áreas rurais ou florestais.

Durante o ano de 2023 e até ao dia 30 de abril foram sinalizadas 14 298 situações de incumprimento relativamente à limpeza de terrenos. Em igual período, no ano de 2022 foram sinalizadas 10 930 situações e detidos por incêndio florestal 72 pessoas. Este ano, até ao final de Abril, foram 36 os detidos pela mesma ocorrência.

Com esta acção de divulgação, a GNR volta a deixar um alerta para a importância da limpeza dos terrenos e contribuir assim, para a prevenção de incêndios florestais.
A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a protecção ambiental e dos animais. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infracções ou esclarecimento de dúvidas.

Scroll to top
Close
Browse Tags