Os eleitos da Coligação Democrática Unitária apresentaram na sessão da Assembleia Municipal de Serpa, realizada no passado dia 27 de Abril, a Moção Comemorar Abril, Afirmar e Valorizar o Poder Local Democrático.
Em nota de imprensa, fazem menção à relevância da data e consideram que Abril, “foi um processo libertador, desde logo ao desmantelar e substituir os centros de poder em que a força e a acção do passado fascista assentavam”.
Sempre com o poder local democrático presente, defendem a sua valorização, o cumprimento da Constituição e o que “consagra e determina na criação de regiões administrativas” e, o poder local “com o nível regional a par dos municípios e freguesias que está por cumprir”.
Ficou deliberado na Assembleia Municipal de Serpa precisamente a salvaguarda de transformações económicas, sociais, culturais e políticas do património e a reafirmação do serviço público. Exigir a criação das regiões administrativas e dar concretização ao processo de reposição das freguesias liquidadas, são outros pontos da Moção apresentada.
O documento político foi aprovado por maioria, com a abstenção dos eleitos do CHEGA e Coligação PSD/CDS e votos a favor dos eleitos da CDU e PS.