A petição Sim! O Aeroporto de Beja é parte da solução, viu a Assembleia da República (AR) dar como “concluída” a reivindicação do grupo de cidadãos a favor da dinamização da infraestrutura. Os argumentos para justificarem esta “surpreendente decisão”, segundo nota de imprensa da plataforma enviada à Planície, prendem-se com um debate ocorrido a 26 de Janeiro deste ano, onde foi aprovada uma resolução que a AR considerou ter “tratado a substância da Petição apresentada”.
Na Ovibeja – Paulo Arsénio afirma que aeroporto será uma realidade
Perante as evidências, a Plataforma Cidadã não baixou os braços e optou por lançar uma nova Petição dirigida exclusivamente à Assembleia da República – Defender o Interesse Nacional. Assegurar a Coesão Territorial. Promover o Desenvolvimento.
Apesar disso, explicam, a recolha de assinaturas da anterior continua, por ser também dirigida ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa e ao Primeiro-Ministro, António Costa, o qual pelo que se sabe, ainda não existe decisão.
As pretensões continuam direccionadas ao novo quadro de reprogramação do PRR, agora reforçado com mais 4 mil milhões de euros, que assegure como prioridade a promoção do território e a modernização e electrificação do troço ferroviário entre Beja-Ourique/Funcheira.