Deputado e membro da Comissão Parlamentar de Agricultura, Pedro do Carmo está apreensivo com os problemas que enfrenta a região, no sector agrícola. Por isso mesmo, a sua presença na Ovibeja foi importante, sobretudo no momento actual em que os diversos grupos parlamentares, “fomentam a discussão, a reflexão e escrutinamos o Governo”, que como disse, “essa é a função das Comissões Parlamentares”.
Bloco de Rega Moura/Póvoa/Amareleja em “análise” segundo a Ministra da Agricultura
Contudo, deu conta que existem questões em que “não conseguimos ter solução. A seca que assola a nossa região e as alterações climáticas, fazem com que tenhamos que nos adaptar e encontrar novas soluções, para termos uma agricultura mais moderna e eficiente”.
Mas nem tudo são factores negativos, como disse. “A agricultura tem tido a sua evolução nesta região”, “tem havido aqui um conjunto de soluções e oportunidades e a região adaptou-se com uma rapidez incalculável a uma agricultura de sequeiro, para o regadio”.
Pedro do Carmo não tem dúvidas de que o Baixo Alentejo, é “uma referência na agricultura nacional com a variedade de culturas, com os níveis de produção e exportação”. No azeite, “somos os maiores produtores”, bem como “nos frutos secos e isso são sinais muito positivos”.
Os últimos “alertas” podem ser sinal de “boas notícias”, nomeadamente “no preço da água, reduzindo os custos de produção e com apoios pontuais para a seca. Vamos ter um PRR e um PEPAC que vai ter de encontrar novas soluções”, assumiu.
Na ocasião, a Planície voltou ao assunto do Bloco de Rega Moura/Póvoa/Amareleja, onde foi justificado pelo deputado do PS que “as boas notícias têm saído paulatinamente, com muito trabalho. Moura foi apanhada no auge dos custos de produção da guerra e as soluções não foram logo implementadas devido ao controlo do défice”. Esse factor foi, na opinião do presidente da Comissão Parlamentar de Agricultura, “muito prejudicial”. Diz, no entanto, que “não tem dúvidas que as soluções serão anunciadas para breve”, talvez “ainda este ano” se concretizam.
O deputado Pedro do Carmo, eleito por Beja, reforçou que o Bloco de Rega Moura/Póvoa/Amareleja pode vir a ser uma realidade em breve.