A Associação Dark Sky Alqueva acaba de conquistar mais um prémio internacional, tendo sido distinguida na cerimónia dos Green World Awards, no dia 24, em Miami, na categoria de Desenvolvimento Sustentável. Um galardão “muito importante para a associação”, como disse à Planície a presidente Apolónia Rodrigues, “porque é no tema da sustentabilidade, que é algo que nós sempre trabalhámos e que tentamos mostrar a importância desde 2007. Neste caso ainda mais porque é o trabalho de combate à poluição luminosa”.
O prémio numa dimensão mais global tem um significado prestigiante, acima de tudo porque divulga a missão da Dark Sky e leva-a “ainda mais longe” e a mais pessoas.
Apolónia Rodrigues, em conjunto com a equipa, prepara já a programação para a época de verão. “Continuamos as nossas actividades de observação nocturna e cada vez mais a trabalhar a componente de observação solar dos Sunset, que são muito importantes e interessantes até para quem tem crianças e à noite tem dificuldades em fazer as sessões que são mais tarde”.
O grande evento de verão”, como lhe chamou a responsável da associação, também está na “forja”, “uma programação especial para as Perseidas (chuva de meteoros), dado que este ano coincide com a Lua Nova, o que quer dizer que a observação vai estar no seu auge”, explicou.
Mais um prémio desta vez global, distinguiu a Dark Sky Alqueva na área da sustentabilidade.