39ª Ovibeja é inaugurada hoje e presidida por Paulo Arsénio

A 39ª Ovibeja vai abrir as portas ao público hoje, dia 27 de Abril. A organização tem como expectativa que esta seja “uma das maiores feiras dos últimos anos”. Como novidade, e depois de muita ponderação, é o facto de não terem sido convidados membros do governo. Foram convidados todos os deputados e todos os partidos políticos, além de muitas outras personalidades representantes dos vários sectores de actividade do país, além de embaixadores das mais diversas nacionalidades.

A sessão inaugural da 39ª Ovibeja, presidida pelo presidente da Câmara Municipal de Beja, Paulo Arsénio, está agendada para as 10h30, no Auditório ACOS.
O primeiro dia da feira vai ter acessos gratuitos, até às 20h00, (em resultado de uma parceria entre a ACOS e o Município), para quem quiser visitar o evento.

leia também
Entrevista a Claudino Matos, director da ACOS

O certame vai contar com a presença de mais de mil expositores distribuídos pelos espaços interiores e exteriores e conta também com um leque mais alargado de iniciativas para os diferentes públicos visitantes. Durante todos os dias vão ocorrer manifestações culturais muito diversificadas, música regional, cante, dança, provas com cães, provas de campeonatos nacional de horseball e nacional de equitação do trabalho e concurso de saltos nacional.
No Palco da Avenida, no anfiteatro exterior e no espaço da CIMBAL (no Pavilhão do Cante) vão ocorrer todos dias iniciativas musicais, desde a actuação, marcada para hoje, do Quinteto de Metais & Percussão da Banda Sinfónica da PSP, Capoeira, actuação de tunas da Universidade Sénior, actuação de grupos corais e regionais.
São muitas as actividades que estão programadas para o Espaço Aprender +, no Pavilhão Central, dirigidas aos mais novos. Também no Pavilhão da Pecuária vão ocorrer demonstrações de tosquia e outras actividades para o público em geral.

Além das iniciativas da responsabilidade da organização da feira, são muitos os eventos que vão ocorrer por iniciativa dos expositores nos diversos pavilhões.
No sábado, dia 29, vai haver um encontro de Cante Alentejano, tal como vem sendo hábito em anos anteriores, com a participação de várias centenas de cantadores oriundos da grande Lisboa. Esta iniciativa é realizada em colaboração com a Casa do Alentejo no âmbito das comemorações dos seus 100 anos. A deslocação este ano é feita em autocarros, com o apoio da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e o almoço será oferecido pela Câmara de Beja. Uma nota ainda para os muitos colóquios sobre as mais diversificadas áreas que vão ocorrer durante todos os dias da feira.

Também em maior número e com maior variedade são de destacar os espaços destinados à gastronomia. Desde os restaurantes de carnes certificadas, até aos expositores de produtos agroalimentares, tasquinhas e Street Food, com zonas de esplanadas ao ar livre. Uma das novidades deste ano é um Restaurante da responsabilidade da organização dedicado à promoção de receitas à base de carne de borrego. O “Solar da Campaniça” promove e divulga os sabores do borrego criado em extensivo.

Para melhor acomodar os milhares de visitantes que regularmente vêm à Ovibeja, a Organização criou mais um parque de estacionamento com capacidade para cerca de cinco centenas de viaturas, no antigo Campo de Jogos Flávio dos Santos, próximo do Parque de Campismo e da Ovibeja. O parque é pago, tal como o parque principal da Ovibeja.

A feira inclui uma vasta programação cultural com espetáculos e concertos, onde se destacam as famosas “ovinoites” que atraem milhares de jovens. Luís Trigacheiro, Quatro e Meia, Xutos e Pontapés, Bárbara Tinoco são apenas alguns dos pretextos para juntar os amigos e rumar a Beja. A 27 atua o bejense Luís Trigacheiro e o DJ Groove. A 28 o palco vai ser preenchido pelos Quatro e Meia e pelo DJ Nuno Luz (Rádio Comercial). A 29 de Abril os holofotes vão para os Xutos e Pontapés, seguido de DJ Ana Isabel Arroja (Rádio Comercial). A última noite da Ovibeja é entregue a Bárbara Tinoco e ao DJ Sek Mintendes (Rádio Comercial).

591 Views
Scroll to top
Close
Browse Tags