Os alunos do 3º ano de escolaridade do concelho de Portel participaram no programa “ColorADD nas Escolas”, um projecto que se dedica a promover e potenciar a integração social dos daltónicos, uma incapacidade de ver a cor ou perceber as diferenças de cor em condições normais de iluminação.
A ColorADD.Social dedica-se a promover e potenciar a integração social dos daltónicos, uma limitação que afecta cerca de 350 milhões de pessoas em todo o mundo, mediante a adopção do Código ColorADD.
Após a acção de sensibilização sobre o problema do daltonismo, alunos e professores vivenciaram a experiência, através do uso de óculos próprios e sentiram os constrangimentos do problema. Foram ainda realizados rastreios de daltonismo por um técnico optometrista e distribuído um kit, permitindo trabalhar e assimilar no futuro o código universal.
O município assume esta como uma iniciativa que promove “a inclusão e acessibilidade à cor a todas as crianças porque ‘A Cor deve ser para Todos'”.
Estima-se que em Portugal existam cerca de 500 mil homens a sofrer de daltonismo, enquanto 27 mil mulheres vivem essa condição no nosso país.