“Viver o Clima no Baixo Alentejo” Apresentação de resultados

O projecto “Viver o Clima no Baixo Alentejo”, da Cimbal, apresentou os resultados no dia 18 deste mês, em reunião no Auditório da EDIA, parceira do plano.

O Workshop integrou a implementação no terreno de medidas ambientais, previstas no PlAACBA – Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas do Baixo Alentejo, em 8 concelhos: Aljustrel, Alvito, Beja, Cuba, Ferreira do Alentejo, Moura, Serpa e Vidigueira, que simultaneamente, integram a CIMBAL e a área de influência do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva, EFMA.

leia também
Moura – Obra da Estação de Recicláveis está na “recta final”

Neste caso concreto, de acordo com declarações à Planície do primeiro-secretário, Fernando Romba da CIMBAL, a entidade interveio em diversos pontos do território, com a colaboração de “alguns dos agricultores privados”, onde a ideia foi a de “tentar dominar algumas das infestantes da região, nomeadamente os canaviais que são muitos e estragam as linhas de água”. Aqui, apresentaram “diferentes soluções para testar qual a mais eficaz neste domínio”.

Num outro ponto e este já da responsabilidade dos Gabinetes Técnicos Florestais Municipais, Fernando Romba chamou a atenção para a questão do “controle de incêndios florestais e das faixas de protecção municipais”, na tentativa de sensibilizar os técnicos para o cuidado a ter com algumas espécies de “elevado valor de biodiversidade”.

Afinal, este é outro dos objectivos do projecto “Viver o Clima no Baixo Alentejo”, apresentado pela Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo.

Scroll to top
Close
Browse Tags