EDIA dá a conhecer a importância do Bloco de Rega de Selmes para a região

Nas propostas de divulgação do trabalho que tem vindo a ser realizado pela Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), esta semana deu a conhecer o Bloco de Rega de Selmes, um dos blocos do sistema de Alqueva.

leia também
Bloco de Rega/Moura/Póvoa/Amareleja “aguarda financiamento” – Pedro do Carmo do PS

Com uma rede de rega de mais de 20 km, o Bloco de Rega de Selmes irriga uma área de 1360 hectares, abrangendo 122 prédios rústicos e está equipado com 84 bocas de rega.
O Sistema Global de Alqueva tem actualmente uma área equipada de 130 000 hectares, permitindo o aproveitamento dos solos, um aumento da produção agrícola e um avanço progressivo dos modelos das culturas agrícolas da região, com novas plantações, mais produtivas, rentáveis e sustentáveis.

A barragem mudou o paradigma da agricultura no Baixo Alentejo, mas nem todos os concelhos beneficiaram com a sua construção. O concelho de Moura continua à espera da concretização do projecto, Moura/Póvoa/Amareleja e ao “desbloquear da verba do Banco Europeu de Investimento (BEI)”, conforme destacou o deputado Pedro do Carmo no início de Março, em entrevista à Planície.
Uma necessidade urgente que tem vindo a ser reivindicada desde há vários anos pelos agricultores do concelho.

Scroll to top
Close
Browse Tags