No Dia Mundial do Livro – A Planície homenageia João Francisco da Mouca

Assinala-se hoje, 23 de Abril, o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, uma data que reconhece a importância e a utilidade dos livros.

A Planície presta homenagem a João Francisco da Mouca, nascido em Moura a 25 de Setembro de 1921. Filho de trabalhadores rurais, foi no campo, após concluir a instrução primária, que iniciou um percurso rico de experiências profissionais.
Passou pela construção civil, mas seria na Biblioteca Municipal, à qual esteve ligado desde a sua organização (1964-1968), que se destacaria pelo entusiasmo com que se dedicou à defesa do património cultural do concelho.

leia também
Combate a Incêndios: Dois Helicóptero (Moura e Ourique) e dois aviões em Beja

Durante o longo período em que foi responsável pela Biblioteca Municipal, desenvolveu um trabalho notável de recolha, preservação e divulgação de documentos de interesse para o conhecimento da história local.
Após a aposentação continuaria a dedicar muito do seu tempo livre à escrita, elaborando pequenas edições sobre história local, de que se destaca a colecção Filhos Ilustres de Moura.
Morreu em 2008, mas para sempre ficou uma obra notável, em prol da preservação do património cultural do Concelho de Moura.

Em 16 de Janeiro de 2008, a Câmara Municipal de Moura atribuiu o nome de João Francisco da Mouca ao Arquivo Histórico Municipal, como forma de reconhecimento pelo relevante papel desempenhado na defesa do património cultural mourense, e em particular da recolha e preservação de muitos dos documentos que hoje constituem este Arquivo.

Fonte: Câmara Municipal de Moura

Scroll to top
Close
Browse Tags