Cáritas de Beja procura verba junto dos autarcas para Centro Social

O presidente da Cáritas Diocesana de Beja, Isaurindo Oliveira, reuniu recentemente com a CIMBAL, com a finalidade de solicitar uma parceria e apoio financeiro para projectos na área social, principalmente para o Centro de Alojamento de Emergência Social.

leia também
Combate a Incêndios: Dois Helicóptero (Moura e Ourique) e dois aviões em Beja

A instituição viu a sua candidatura aprovada pelo Plano de Recuperação e Resiliência com um total de investimento de 923,119.10 mil euros, comparticipação que chegará através da entidade interlocutora, o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, I.P. no valor de 784,651.24 mil euros, sendo necessário capitais próprios até 138,467.87 mil euros, de que a Cáritas não dispõe.

A instituição de solidariedade social procurou sensibilizar o poder local do Baixo Alentejo e apresentou o projecto do centro, que dará no futuro, uma resposta imediata a Pessoas em Situação de Sem Abrigo e que contará com um protocolo com o Instituto da Segurança Social.

Atenta e sensível aos problemas e desafios sociais do distrito e concelho, a Caritas Diocesana de Beja tem ao longo dos vários anos e através das diferentes direcções, “procurado responder aos mesmos, através da criação de equipamentos específicos e únicos no distrito de Beja, como são exemplo disso, a Comunidade Terapêutica Horta Nova, a Comunidade de Inserção e agora o Centro de Emergência Social”, refere o comunicado da instituição.

A par desta importante criação de estruturas físicas, de acolhimento, tratamento, acompanhamento e integração, todas elas protocoladas com o estado português, através do Ministério do Trabalho e Solidariedade Social ou Ministério da Saúde, nas quais o Centro Distrital da Segurança Social tem tido um papel importante, a Caritas tem sido igualmente pró-ativa em procurar outras formas e fundos para ir respondendo a outros desafios com outros projectos, como são exemplo disso a intervenção junto das pessoas em situação de sem abrigo ou da comunidade migrante.

No encontro, solicitaram a importância do compromisso por parte das autarquias e empresas do distrito de Beja, no apoio ao financiamento a esta importante estrutura.
Em reunião com a CIMBAL, a Cáritas Diocesana de Beja solicitou ajuda financeira superior a 138 mil euros para a construção do Centro de Alojamento de Emergência Social, na capital de distrito.

Scroll to top
Close
Browse Tags