ACOS recusa convidar Ministra da Agricultura para a Ovibeja – “Seria uma hipocrisia”

Com a 39ª edição da Ovibeja “à porta” (27 de Abril a 01 de Maio), o presidente da ACOS, Rui Garrido, afirmou em entrevista à Planície, que este ano a Ministra da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes não será convidada pela Associação de Agricultores do Sul.

leia também
Ovibeja reconhecida com Prémio Cinco Estrelas Regiões

“Depois de tudo o que tem acontecido nos últimos tempos, nomeadamente as manifestações que temos feitos, o que dissemos e escrevemos, não faria muito sentido convidar a ministra”. “Entendemos que não tem competência para estar no lugar, não é a nossa ministra porque não ouve as nossas propostas, não há a possibilidade de diálogo e o PEPAC – Plano Estratégico da Política Agrícola Comum, foi o que foi”.

O engenheiro agrónomo mantém a sua indignação e afirmou que em tantos anos de quadros comunitários, “desde os anos 80”, não se lembra de “ter havido uma negociação (PEPC), assim”. Por isso diz que é urgente uma reestruturação das políticas agrícolas. “Ainda não estamos a utilizar os dinheiros do quadro e já se fala em reformulação. E fala-se porque é necessária uma revisão”.

As razões para não ter Maria do Céu Antunes na Ovibeja, “são muitas”, como já sublinhou. “Agora seria quase como uma hipocrisia” endereçar esse convite, defendeu.
No seguimento do que é habitual, está confirmada a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no dia 29, sábado.

Tendo como tema geral “Comunicar, Um Grande Desafio para a Agricultura”, a Ovibeja mantém o mesmo figurino de sempre, apesar de algumas inovações como é o facto do artesanato dispor de uma nova localização e um novo espaço encontrado para a exposição temática, este ano também dedicada à forma de comunicar a agricultura.

Scroll to top
Close
Browse Tags