Bombeiros de Moura: Novo projecto minimiza tempo de socorro às vítima

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Moura integra, com o apoio da autarquia, o Projecto iTEAMS (INEM Tool for Emergency Alert Medical System), uma ferramenta de registo desenvolvida pelo INEM e que facilita o suporte interactivo entre o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) e os meios que estão no terreno.

leia também
Hospital do Alentejo vai ter “o que há de mais moderno na medicina”

Com um feedback bastante positivo da parte dos operacionais, o adjunto de comando, Carlos Fernandes, adiantou à Planície que o projecto veio “facilitar a vida na transmissão de dados da vítima em tempo real” e por isso, considera-a “uma ferramenta fantástica”, porque rapidamente se consegue ter acesso ao “historial da pessoa”.
Com a certeza da continuidade de um trabalho de “excelência” e “eficiência” no socorro prestado no Município de Moura e nos concelhos limítrofes, a formação constante da equipa tem sido uma mais valia para a corporação.

E o investimento em aparelhos modernos tem contribuído precisamente para essa resposta imediata. “Temos outras inovações que nos acrescentam mais qualidade na prestação do serviço. Praticamente todas as ambulâncias de socorro têm desfibrilhação automática externa”, complementadas com “dois equipamentos de compressões torácicas, que nos substituem (na assistência) a uma vítima em paragem cardiorrespiratória”.

A evolução de equipamentos, formação e equipa, tem revelado o aperfeiçoamento e desenvolvimento dos Bombeiros de Moura, a que o adjunto de comando tem assistido. “Estou cá há 33 anos e tem sido uma evolução fantástica”, reforçou Carlos Fernandes.
A mais recente aposta foi na ferramenta iTEAMS do INEM, uma solução que permite responder de forma mais rápida nos cuidados aos utentes.

Scroll to top
Close
Browse Tags