Caixa Agrícola do Guadiana Interior encerra 2022 com crescimento de 288,58% nos seus resultados

No passado dia 30 de Março, na sua sede em Moura, os associados da Caixa Agrícola do Guadiana Interior aprovaram o Relatório de Gestão e Contas desta instituição referente ao exercício de 2022.

Esta instituição bancaria do interior alentejano, cuja área de actuação predomina em quatro Concelhos do Distrito de Beja (Moura, Serpa, Cuba, Vidigueira), Freguesia de Vila Nova da Baronia, e num dos Concelhos do Distrito de Évora (Viana do Alentejo), registou uma performance económico-financeira traduzida num resultado líquido positivo de 1,52 milhões de euros, quase triplicando os lucros obtidos no período homologo de 2021, informou esta instituição de crédito.

Segundo os seus responsáveis, e apesar do início da guerra Rússia-Ucrânia ter colocado em risco as expectativas de recuperação económica pós-pandemia COVID-19, os resultados foram bastante satisfatórios, com o negócio bancário a crescer 8,92% em 2022, essencialmente pelo incremento das rubricas da Margem Financeira (+5,55 pp), Saldo de Comissões (+15,32 pp) e Outros Resultados de Exploração (+47,09 pp).

O Crédito Bruto a Clientes sofreu uma quebra de 0,95 pp, menos 1,88 milhões de euros face ao ano anterior, em contrabalanço com o aumento de depósitos de clientes em quase 30 milhões de euros.

A Caixa Agrícola do Guadiana Interior conseguiu ainda melhorar a maioria dos seus indicadores e rácios prudenciais e de normativo, distinguindo-se pela melhoria de indicadores considerados essenciais para a consolidação da sua estrutura, como sejam a redução do rácio de créditos improdutivos (NPL), e dentro dos limites determinados pelo Supervisor, a redução do rácio de eficiência, a melhoria nos rácios de produtividade, e o aumento dos rácios de solvabilidade.

Esta instituição continua ainda a manter o seu foco na responsabilidade social corporativa, contribuindo anualmente para um vasto conjunto de acções de âmbito cultural, desportivo e social que beneficiam as comunidades locais nos seus concelhos de actuação, procurando assim melhorar a qualidade de vida da população.

Por fim, os responsáveis desta instituição quiseram ainda transmitir que apesar do custo do risco de crédito por imparidades de crédito ser cada vez mais oneroso, neste momento a CCAM encontra-se com bastante liquidez e está disponível para poder potenciar este indicador em bom crédito junto dos seus clientes e associados. Os seus responsáveis referiram ainda que apesar das dificuldades que se avizinham esta instituição respira saúde financeira e os seus indicadores permitem encarar o futuro próximo com alguma segurança.

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