A apresentação do primeiro Centro Escolar de Moura, um dos investimentos na área da educação no município no valor de 2.626.998,00, é um dos projectos estruturantes do concelho de Moura, mas existem outros em curso pensados para o seu desenvolvimento, que no total podem ascender a mais de 6 milhões de euros.
Segundo o presidente autárquico, Álvaro Azedo, “aquilo que nós temos vindo a fazer, é construir projectos credíveis e que possam dar resposta às aspirações das populações e que regenerem aquilo que temos de melhor”.
No sector empresarial, industrial e comercial, a Freguesia de Amareleja tem a decorrer a empreitada da Área de Acolhimento Empresarial no valor de 1.652.974,57 de euros. Contempla 22 lotes a espaços de actividades económicas, destinados à instalação de indústrias do tipo 2 e 3, de comércio e serviços e de outras que lhes sejam complementares ou compatíveis.
A cultura, factor de progresso e de evolução do concelho, domínio intimamente ligado ao turismo, é mais outra aposta para a região. Desta vez, falamos da União de Freguesias de Safara e Santo Aleixo da Restauração, com as obras de conservação da Igreja Paroquial de Santo Aleixo da Restauração ao nível da recuperação de coberturas, de fachadas e pintura de paredes e tetos interiores. Uma empreitada que segundo a autarquia, é “essencial para a preservação deste monumento nacional e representa um investimento total de 618.923,54 euros”.
Em Setembro de 2020, foi realizado um protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal de Moura, a Direcção-Geral do Tesouro e Finanças, a Direcção Regional de Cultura do Alentejo e a Fábrica da Igreja Paroquial de Santo Aleixo da Restauração, para a execução destes trabalhos. O investimento total é cofinanciado pelo Programa Alentejo 2020 (FEDER), pela DirecçãoGeral do Tesouro e Finanças e pela autarquia.
Outro dos investimentos que pode vir projectar o concelho internacionalmente e em diferentes sectores, é a Estação Náutica de Moura (ENM), uma infraestrutura no montante de 1.949.056,049. Integrada no Projecto Internacionalizar + Estações Náuticas do Alentejo e no site das Estações Náuticas do Alentejo www.nauticalentejo.pt, as acções de promoção em Portugal e fora vão continuar ao longo deste ano.
Depois de passar pela Boot Düsseldorf, na Alemanha e Nauticampo e BTL, na FIL, em Lisboa, novos eventos e mercados esperam pela ENM.
Além das obras já mencionadas, outras estão ainda previstas arrancar em breve no concelho de Moura. Entre elas, a requalificação do Jardim de Santa Justa e a reabilitação da Travessa das Cruzes e Rua Martinho Mariano Ganhão, empreitadas de valorização para a cidade.