Foi realizada na última quinta-feira, dia 30 de Março, uma visita de trabalho à obra do novo Centro Escolar dos Bombeiros Voluntários de Moura, onde estiveram presentes, além do presidente da Câmara Municipal de Moura, Álvaro Azedo, o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA), António Ceia da Silva, a Delegada Regional da DGEstE, Maria João Charrua, membros da Direcção do Agrupamento de Escolas de Moura, técnicos do Município, equipa de fiscalização e representantes da empresa construtora.
Recorde-se que esta obra teve início em Janeiro de 2022 e integra a 1.ª fase de renovação da rede escolar da cidade. A obra em curso, que deverá terminar até ao final deste ano, irá adaptar o edifício existente e ampliá-lo de modo a segurança adequada e criar espaços distintos e funcionais, com áreas de aulas, de recreio, de trabalho, de permanência e de encontro entre alunos, pais, docentes e auxiliares.
O importante para a autarquia de Moura é “permitir o desenvolvimento da actividade educativa e da delineação de um percurso escolar de sucesso”, de acordo com informação partilhada.
A construção deste novo Centro Escolar representa um investimento superior a 3,3 milhões de euros e contempla a instalação de uma Biblioteca/Ludoteca, oito salas de 1.º ciclo, duas salas de pré-escolar, refeitório e cozinha, sala de actividades, sala polivalente, laboratório, quatro gabinetes de trabalho, hortas pedagógicas, parque infantil e espaços exteriores cobertos e descobertos.
No âmbito do Programa Operacional Regional Alentejo 2020, esta obra beneficia de uma taxa de cofinanciamento de 85% do valor elegível (€2.313.351,77).
Até ao final deste ano, está prevista a conclusão do primeiro Centro Escolar de Moura.