Coesão entre Olivicultores juntou PSD de Beja e Olivum

A reunião entre a Comissão Política de Secção de Beja do Partido Social Democrata e a Direcção da Olivum – Associação de Olivicultores e Lagares de Portugal, em Beja, destacou a importância da coesão entre os Olivicultores, para que o “sector se mantenha forte e para que seja apelativo aos jovens agricultores” na região. No encontro, o director da associação, Pedro Lopes, manifestou a necessidade de “mais apoios ao investimento na olivicultura para sustentabilidade e renovação do sector”.

leia também
Concurso de Azeite Virgem da Feira Nacional de Olivicultura regressa a Moura

A Olivum deixou ainda expressa a defesa da integração dos chamados agricultores “precários” que, tendo as suas produções fora do perímetro de rega de Alqueva, “estão dependentes da disponibilidade de água e desenvolvem a sua actividade com níveis de sobrevivência”, isto é, “têm água para manutenção das árvores, mas não para a produção”, impedidos, assim, de “desenvolver as culturas permanentes de olival e participar neste importante movimento do olival moderno de regadio”.

Apesar das dificuldades, as oportunidades estão identificadas, com a estabilidade da área de olival pela reconversão de olival antigo, aliada ao investimento em lagares de azeite com tecnologia de ponta, à melhoria da qualidade dos azeites e à parte ambiental.

Alinhada com a valorização do produto – azeitona e azeite – e da resposta aos desafios actuais do sector olivícola na região, a Olivum promove o Programa de Sustentabilidade do Azeite do Alentejo, que existe desde 2022, em parceria com a Universidade de Évora, e que está a desenvolver um referencial de práticas sustentáveis junto das empresas e dos seus agentes, para reforço e valorização do desempenho ambiental, social e económico, presente na cadeia de valor do azeite.

A Comissão Política de Secção de Beja do PSD reconhece o “valor de ouvir as entidades e as pessoas da região, que actuam nos diferentes sectores de atividade”, trabalho esse que é trazido ao conhecimento público como foi o caso, com os desafios, as preocupações, as ideias e as oportunidades.
PSD e Olivum discutiram as preocupações dos agricultores e do sector do azeite na região.

Scroll to top
Close
Browse Tags