Chama-se EDIA Voluntário e é o novo programa concebido pela Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva com a finalidade de responder a uma “directriz global e de promover a cidadania entre os seus colaboradores”.
Inserido na vertente de responsabilidade social da entidade, a EDIA não esconde que o “Capital Humano” é o recurso mais “valioso da empresa e a base do seu sucesso”.
E, por reconhecer o valor do trabalho de voluntariado e a diferença que pode fazer na região, criou cinco grupos de voluntários, onde estão inseridos cerca de 70 colaboradores. Dois grupos de voluntários desenvolvem trabalhos com a Cáritas Diocesana, um outro grupo é dirigido aos Bombeiros Voluntários de Beja, um quarto grupo para a Associação “ESTAR” e o quinto para o “Banco Alimentar”.
A primeira acção aconteceu em parceria com a Cáritas Diocesana de Beja que gere a comunidade terapêutica da Horta Nova, onde foi plantado um pequeno bosque.
Ajudar a responsabilizar, integrar, capacitar e qualificar na área ambiental, pessoas com problemas de dependência que se encontram em reabilitação na instituição, visou este primeiro encontro da EDIA Voluntário.