Desertificação e políticas públicas no Baixo Alentejo hoje no Musibéria

O Município de Serpa e a Associação de Defesa do Património de Mértola dinamizam hoje, 30, a partir das 09h30 no auditório do Musibéria, na cidade raiana, um workshop sobre estratégias públicas de combate à desertificação no Baixo Alentejo e à degradação do solo.

A sessão é dirigida a técnicos de autarquias, onde será mostrado e comprovado aos municípios da região que 94% dos solos são susceptiveis à desertificação e que para se evitar essa situação, é necessário implementar algumas medidas.

leia também
Recuperar a produtividade agrícola na região do Baixo Alentejo

Desde logo a “neutralidade da degradação dos solos”, um conceito definido pela Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação (UNCCD), que tem como objectivo promover um equilíbrio entre a degradação do solo e a sua recuperação.

Desta forma, prevê que acções de degradação possam ser compensadas com acções de recuperação numa determinada área geográfica, promovendo a preservação deste recurso essencial e, assim, prevenindo a desertificação.

Esta iniciativa insere-se no âmbito do projecto LIFE Desert-Adapt, confinanciado pelo programa LIFE da União Europeia, que visa desenvolver, demonstrar e promover estratégias e técnicas para adaptação às Alterações Climáticas de áreas mediterrânicas sob risco de desertificação.

Scroll to top
Close
Browse Tags