A cidade espanhola de Sevilha recebe hoje, 28 de Março, pelas 19h00, a cerimónia de apresentação do Festival Islâmico de Mértola 2023, a decorrer no Consulado Geral da capital da Andaluzia. Este evento assume a sua relevância em Sevilha, cidade com forte ligação à cultura islâmica e pretende envolver esta comunidade com o Festival Islâmico de Mértola, um espaço de encontro de culturas que conta com entidades locais, regionais e internacionais, fortemente ligadas à comunidade e cultura árabe.
O evento cultural é “muito importante do ponto de vista cultural”, mas tem acima de tudo, “um incremento muito significativo na economia local e ultrapassa as fronteiras do concelho, da região e do país”, segundo palavras à Planície do presidente da Câmara de Mértola, Mário Tomé.
A colaboração entre o município de Mértola e a Comunidade Islâmica em Espanha acontece desde a primeira edição do evento, através da participação de artesãos e comerciantes no mercado de rua, da realização de conferências, da partilha na noite “Dycra” e da indicação de artistas para o programa de concertos.
A apresentação do Festival Islâmico de Mértola no Consulado Geral de Portugal em Sevilha vai incluir a actuação do cantor de música tradicional alentejana Pedro Mestre e o Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de S. Bento e uma prova de doces tradicionais. Marcam presença nesta cerimónia responsáveis do executivo do Município de Mértola, da Fundação Mesquita de Sevilha e do Consulado-Geral de Portugal em Sevilha.
O maior desafio do festival, é para Mário Tomé, “continuar a haver capacidade de reinventar o projecto e de criar expectativa para que, de ano para ano, potencie a visitação. É isso que fazemos este ano com a apresentação em Sevilha e também na Casa do Alentejo, para proporcionar a divulgação aos agentes certos”.
O Festival Islâmico de Mértola é dos eventos mais relevantes do distrito, que tem como objectivos, além da divulgação do conhecimento sobre a história e o património de Mértola, em particular da época islâmica, promover o conhecimento, o diálogo, a tolerância e cidadania entre culturas; divulgar a cultura islâmica e produção contemporânea; fortalecer laços culturais, sociais e económicos com o Mediterrâneo e desenvolver a oferta turística muslim friendly.
De dois em dois anos, o Festival Islâmico de Mértola com entrada livre, que já vai na 12ª edição, transforma a vila de Mértola, para celebrar e dar a conhecer a cultura islâmica e os seus laços com Portugal. Durante os dias do Festival, que este ano decorre entre 18 e 21 de maio, Mértola acolhe uma vasta comunidade islâmica do norte de África, proveniente de países como Marrocos, Argélia, Tunísia, além de Espanha e do Egipto, entre outras geografias.
Mais informação em: https://www.festivalislamicodemertola.com/