A cultura de um povo na voz de uma linda senhora com 87 anos

Esta semana está de regresso mais um programa “Mulheres com H”, um projeto de Margarida Duarte Patriarca, em parceria com a Planície, que mostra a personalidade e a força de mulheres positivas, femininas e inspiradoras no Baixo Alentejo.

A quarta conversa é com Virgínia Dias ou “Virgínia, a louca.” como a própria se define. Tem 87 anos e diz ser camponesa de Peroguarda (Ferreira do Alentejo), com a 4ªclasse, mas na verdade é muito mais do que isso…

O seu gosto pela poesia e um contacto musical nos anos 50 com eminências culturais como António Reis, Michel Giacometti e José Mário Branco, mudou-lhe a vida e fê-la entrar em filmes, percorrer o país a declamar poesia, mas sempre sem deixar de ser a Virgínia de Peroguarda. É uma doutorada no saber, no sentir e no viver das pessoas e da terra.

leia também
Mulheres com H desvenda o currículo de Telma Guerreiro

Era boa aluna, sempre sonhou saber ler e escrever, conseguiu-o com a Sra.D.Ideme, a sua professora dos anos 40. A poesia começou a vê-la nas nuvens e na natureza do campo, depois começou a fazê-la na sua cabeça e ali a guardou ao longo dos tempo. Para enfrentar os tempos difíceis de camponesa, cantava nas Rosas de Março e ali ensaiava também a sua poesia, que disse País fora.

Aos 84 anos concretizou um sonho e o programa “Mulheres com H” desta semana desvenda esse sonho tão simples quanto bonito.

A conversa com Virgínia Dias, vai para o ar 4ªfeira, dia 29 de Março, pelas 21h nas redes sociais “mulheres com H” no Facebook, Instagram e Twitter e em https://youtu.be/T5nIwKLosKI e na Rádio Planície esta 5ªfeira, às 19 horas, e disponível em podcast em planicie.pt

Scroll to top
Close
Browse Tags