A Câmara Municipal de Moura foi distinguida pelo Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais, pelo seu projecto “Apoio ao Cuidador”. O Município mourense passa agora a fazer parte da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais, tendo sido atribuído um Selo de Mérito com essa distinção.
A valorização representa a importância de cuidar do outro, segundo palavras da vereadora Lurdes Balola, à Planície. “É acima de tudo a capacidade que as entidades têm de reconhecer o mérito de ser cuidador. A autarquia pegou nesta realidade que existe em Portugal, sendo o nosso país um dos países da Europa com maior número de cuidadores informais. O mesmo tentou encontrar forma de prestigiar este estado nobre, que é cuidar de outro, de alguém dependente. Tentamos enaltecer o altruísmo e capacidade de dedicação, a forma como os cuidados informais privam de outros descansos para cuidar daqueles que mais precisam”.
O Município de Moura ficou “extremamente satisfeito por perceber que estas medidas são importantes e há um reconhecimento do mérito de quem realmente se dedica a ser cuidador”, afirmou.
Programa Mais Habitação – No concelho de Moura existem 71 imóveis devolutos
Foram 42 as candidaturas reconhecidas no âmbito da 2.ª edição da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI), um projecto do Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais, com o apoio institucional da Merck, que tem como missão reconhecer os municípios e as freguesias do território nacional com as melhores práticas e as medidas de apoio em benefício dos cuidadores informais.
A Câmara Municipal de Moura candidatou-se com a iniciativa “Apoio ao Cuidador”, uma medida que tem como objectivos a valorização e reconhecimento do papel do cuidador formal e informal ao nível da coesão social, saúde e bem-estar da comunidade; a promoção da valorização dos cuidadores em diferentes áreas temáticas; incentivar a comunicação entre os cuidadores formais e informais e a partilha de experiências; prestar apoio psicológico, individual e/ou em grupo a cuidadores formais e informais; estimular a criação de respostas de descanso para os cuidadores informais.
O Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais, distinguiu a autarquia de Moura pelo projecto “Apoio ao Cuidador”.