Especial Freguesias do Concelho de Moura: Póvoa de São Miguel

A Planície dá início hoje a um artigo sobre o importante papel das cinco freguesias do concelho de Moura: União de Freguesias de Moura e Santo Amador, Póvoa de São Miguel, Amareleja, Safara e Santo Aleixo da Restauração e Sobral da Adiça.

Durante as próximas semanas, vamos abordar as prioridades e as dificuldades deste órgão executivo colegial, que tem uma acção estruturante nos municípios, em especial no interior do país.

leia também
Programa Mais Habitação “uma forma de reabilitar os edifícios devolutos” – Álvaro Azedo

A reportagem abre com a Freguesia da Póvoa de São Miguel, com uma área total de 18.694 hectares e que integra também a Aldeia da Estrela.
A freguesia tem actualmente cerca de 700 habitantes residentes, contando já com os perto de 50 da Estrela.

orçamento curto

Questionado sobre as precedências e as complexidades da localidade, o presidente da junta, António Montezo, indicou que o problema começa logo com um “orçamento curto”, entre os “200 a 220 mil euros, em que 60% do valor vai para a gestão de pessoal e 40% para as restantes despesas de fornecimento de serviços”.
A falta de acesso aos fundos do Portugal 2030, “prometido pelo Estado”, mas que ainda não se concretizou, tem dificultado a realização de investimentos prioritários, desde logo apontados por Montezo. “A gestão do ordenamento do território, nomeadamente do trânsito”, já que continuam a passar “os veículos pesados no centro da aldeia”, o que constitui um “problema de segurança” para quem vive na localidade.

carência de equipamentos sociais

Na opinião do responsável, existe a “carência de equipamentos sociais” e “em condições”, concretamente de uma “casa mortuária, praça de touros, campo de jogos, mercado e cemitério”.
No âmbito da cultura, é urgente a construção de uma “biblioteca” e na questão dos serviços, é essencial a “sua organização”, como forma de responder de forma mais eficiente a quem os procura.

Na saúde, a espera por um “posto médico ajustado e com condições mínimas”, é outra das ambições, assim como um serviço de correios que neste momento funciona em “parti time e num espaço demasiado grande e necessita apenas de um espaço mais pequeno com alguns metros quadrados e de um serviço contínuo durante a semana”.
Os espaços de lazer como os parques infantis das duas aldeias, também são de grande importância para a Póvoa de São Miguel.

um problema estrutural e que já vem de trás

António Montezo referiu ainda outra situação a que chamou “um problema estrutural e que já vem de trás” e que são os esgotos, ainda a “céu aberto”, mas que está a “ser resolvido com a Câmara de Moura”.
Apesar de haver ainda muito para fazer, não desanima e contou que “muita coisa já foi feita, vamos conseguindo” aos poucos.

No futuro, espera ainda assistir ao plano de rega – Circuito Hidráulico Póvoa-Moura e respectivos Blocos de Rega para “desenvolver a parte agrícola”, porque atrás dessa intervenção, podem vir “outros tipos de investimento”.
No concelho de Moura, o presidente da Junta de Freguesia da Póvoa de São Miguel, António Montezo, definiu as prioridades da localidade em questão.

Scroll to top
Close
Browse Tags