Durante os próximos três dias, 24, 25 e 26, as atenções estão viradas para a XV Feira do Porco Alentejano, em Ourique, sendo este “o momento de afirmação do mundo rural e do concelho”, como afirmou à Planície o presidente da autarquia, Marcelo Guerreiro.
![](https://j.planicie.pt/wp-content/uploads/2023/03/ourique-2.jpg)
O culminar de “todo um trabalho desenvolvido ao longo do ano e que tem como objectivo a valorização do porco alentejano e dos seus produtos”, é apresentado por estes dias.
O evento é inaugurado hoje às 09h30 com o seminário temático: “Para onde caminha a fileira do Porco Alentejano?”, onde vai participar a diretora geral de Alimentação e Veterinária, Mestre Susana Pombo e a secretária técnica da AECERIBER, Elena Garbayo, nomes que integram um painel importante de oradores, a ter lugar no Pavilhão Institucional.
Encerrado o Seminário, às 12h00, a EDIA apresenta o Projecto do Circuito Hidráulico de Ligação de Alqueva ao Monte da Rocha, seguido de um momento às 12h30, que já é uma tradição do certame com a entrega dos Prémios da Campanha 2022-2023 aos Criadores com as melhores produções. O evento técnico tem as intervenções do Presidente da ACPA, Nuno Faustino e do Presidente da Câmara Municipal de Ourique, Marcelo Guerreiro.
Aos debates, espaços de showcooking e provas de presunto, junta-se a música e, como não podia deixar de ser, no primeiro dia as honras da casa são feitas ao Grupo Coral Infantil do Concelho de Ourique, com a actuação às 16h45.
Um dos momentos altos da festa de hoje, pertence aos “The Black Mamba” e ao vocalista Tatanka, numa noite de música e convívio.
O certame decorre pelo fim de semana, onde são esperados um número considerável de visitantes. As tradições gastronómicas fundem-se com receitas inovadoras com a apresentação da empada de porco alentejano pelo Chef Belmiro de Jesus, dedicado aos sabores da região. O ano passado o lançamento do pastel de bolota foi outra referência gastronómica, entretanto já consolidada.
A noite de sábado termina da melhor forma com a subida ao palco dos “D.A.M.A”, um dos grupos portugueses de maior sucesso da actualidade e os “Sons do Minho”, agendados para domingo, encerram mais uma edição da XV Feira do Porco Alentejano, em Ourique.