“Alqueva mudou o panorama da água no Alentejo” – José Pedro Salema – EDIA

Uma outra perspectiva relacionada com a importância da água, foi dada à Planície pelo presidente do Conselho de Administração da EDIA, José Pedro Salema, onde na sua opinião, o Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva (EFMA), “veio mudar por completo o panorama da água no Alentejo, com a disponibilização de um recurso que tinha alguma escassez”. Sobretudo para a “agricultura com o aumento da área de regadio no Alentejo e no país consideravelmente”.
Salema fez questão de relembrar que o EFMA “representa hoje metade de todo o regadio público português”.

leia também
Presidente do Conselho de Administração da EDIA – José Pedro Salema

Essa mudança aconteceu também no reforço do sistema do abastecimento público, “não em volume, são cerca de 5%, mas para este fim veio trazer uma grande segurança. Há mais de 150 mil habitantes que dependem hoje do reforço de Alqueva para o seu abastecimento público”.
No sector do abastecimento industrial, o papel do empreendimento é hoje “muito relevante, com a chegada a Sines desde o ano passado e desde há alguns anos, na indústria mineira e perímetros industriais servidos pela água de Alqueva”.

Um uso mais eficiente da água, sem desperdícios e com uma gestão ambiental que promova o desenvolvimento económico, de coesão territorial e social para o Alentejo, tem sido o contributo do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva (EFMA), entre muitas outras valências na área do regadio para o sector agrícola.

Scroll to top
Close
Browse Tags