O Município de Moura faz parte da Circular Net – Plataforma para a circularidade: Comunidade, Empresas e Ambiente Natural, uma das quatro Redes de Cidades Circulares, constituídas a nível nacional, orientada para o tema Economia Urbana para a Circularidade.
A rede, pretende fomentar junto das cidades, “medidas que implementem uma economia circular, utilizando a sua dinâmica para alterar padrões de consumo e potenciar a reincorporação de resíduos como matérias-primas, diminuindo a necessidade de recursos naturais e impactos ambientais”, segundo informação do grupo de trabalho da autarquia de Moura.
A cidade focou a sua a sua actuação no incentivo de padrões de consumo e de produção de sustentáveis, na redução da produção de resíduos pela prevenção, redução, reciclagem e reutilização. O público-alvo destas acções será a comunidade em geral.
Um dos principais objectivos desta rede, é traçar um Plano de Acção Local Integrado, no âmbito da Economia Urbana para a Circularidade, integrando princípios de desenvolvimento sustentável, com agentes locais. O grupo tem estado a desenvolver cinco pilares que considera essenciais, como o Consumo Sustentável, Volumosos e EEE, Optimização e Expansão do Sistema PAYT, Biorresíduos e Resíduos de Construção e Demolição.
O próximo encontro intercidades vai realizar-se na cidade de Moura, nos dias 28 e 20 deste mês.