CIMBAL discute o Plano Ferroviário Nacional das linhas do Alentejo

Na última reunião da CIMBAL, que teve lugar a 13 de Março, em Beja, o presidente António Bota, foi designado representante do organismo no Comité de Acompanhamento do Programa Regional do Alentejo 2030. A este órgão compete analisar as questões que dizem respeito ao programa e à execução dos seus objectivos, com algumas recomendações, “visando a melhoria da sua eficácia e eficiência”.

leia também
PCP – Direcção Regional do Alentejo chama a atenção para o Plano Ferroviário

No encontro do conselho, foram abordados os contributos da CIMBAL no âmbito do processo de consulta pública do Plano Ferroviário Nacional. A Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo, voltou a debruçar-se sobre a modernização e electrificação do traçado Casa Branca/Beja, incluindo a concordância com o Aeroporto de Beja. Ainda sobre a ferrovia, a reabertura da Linha do Alentejo entre Beja e Ourique, vai permitir a “necessária redundância ao porto de Sines e possibilitando o reforço do serviço Intercidades entre Lisboa e Faro (servindo Beja, Évora – através de Casa Branca, Montemor-o-Novo e Vendas Novas) e foi outro dos temas abordados.

Igualmente, a electrificação do ramal Neves-Corvo, o estudo para possível reabertura do ramal de Aljustrel e a opção pela construção de nova ligação com passagem em Beja e Évora, na ligação entre Lisboa e Algarve.
A reunião ordinária de Março do Conselho Intermunicipal da CIMBAL, dedicou-se sobretudo ao tema da ferrovia no Alentejo.

Scroll to top
Close
Browse Tags