29 milhões de euros para ferrovia de ligação ao Aeroporto de Beja

A Comissão Dinamizadora da Plataforma Cidadã “SIM! O Aeroporto de Beja é parte da solução”, reuniu no passado dia 13 deste mês, com o Ministro das Infraestruturas e da Habitação, João Galamba.

A comissão apresentou um dossier digital com toda a documentação que sustenta um melhor aproveitamento da infraestrutura, mas para que isso aconteça, o porta-voz da comissão, Manuel Valadas, argumentou em entrevista à Planície, que a “ferrovia é fundamental”. “Foi uma reunião muito positiva”, apesar disso, o movimento mostrou alguma preocupação e explicou porquê. “Na região do Alentejo, 80% dos investimentos na ferrovia são a fundo perdido e se não aproveitamos esta oportunidade, nunca mais o país e o Alentejo vai ter essa capacidade”.

leia também
Petição Pública sobre o Aeroporto de Beja dirigida ao Governo

O próximo passo nas acções do grupo é conseguir “29 milhões de euros para garantirmos a modernização e electrificação da linha no percurso Aeroporto Beja/Funcheira/Ourique”. Essa estação da ferrovia vai ser crucial para que os passageiros prossigam viagem, “por exemplo para o Algarve. O Aeroporto de Beja vai servir de complemento aos Aeroportos de Lisboa e Faro”.
Manuel Valadas acredita que é “possível encontrar esse investimento” e em breve irá conversar com o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, Ceia da Silva, para solicitar apoio.

O responsável do grupo apelou ainda ao presidente da Câmara de Moura, Álvaro Azedo e aos cidadãos do Alentejo para que assinem a petição pública. “É fundamental também para Moura que o Aeroporto de Beja funcione, porque as valências que vai trazer para Moura, em particular para da Barragem de Alqueva, são fortíssimas. O presidente está seguramente informado e documentado da importância estratégica para o desenvolvimento da região”.

A plataforma pretende angariar “8.000/9.000 assinaturas” para que 90 dias depois, a petição suba a Plenário (Assembleia da República) e os partidos discutam o projecto.
Para já, são precisas quase 10.000 assinaturas e cerca de 29 milhões de euros para a modernização e electrificação da linha Beja/Funcheira/Ourique.
https://peticaopublica.com/?pi=PT115231

Ir para cima
Close
Browse Tags