Base Área Nº 11 em Beja coopera na iniciativa “Astronauta por um dia”

Está de volta a 2ª edição da iniciativa “Zero-G Portugal – Queres ser Astronauta por um Dia?”, organizada pela Agência Espacial Portuguesa, que vai permitir que 30 jovens portugueses, com idades entre os 14 e os 18 anos, inscritos no ensino básico ou secundário português, possam flutuar como astronautas num voo parabólico, marcado para 03 de Setembro deste ano.

LEIA TAMBÉM
Alentejo atrai cada vez mais trabalhadores remotos

As inscrições terminam hoje, dia 13 e todos os jovens interessados terão de preencher um formulário e submeter um vídeo de motivação (com a duração máxima de 45 segundos) em que se apresentem e expliquem o porquê de quererem participar na iniciativa para o website zerogportugal.pt.

Marta Gonçalves, da Agência Espacial Portuguesa e gestora do projecto, elucidou que nesta iniciativa não serve para avaliar “nada do que é dado em contexto escolar e o que queremos promover, é o desafio para os jovens, quais quer que sejam as áreas que tenham mais interesse , em experimentar a sensação de gravidade zero”.

A organização tem a preocupação de descentralizar o projecto, onde podem concorrer estudantes de norte a sul do país, que conta com a parceria da Força Área Portuguesa e da Base Área Nº 11, em Beja, de onde partirá o voo operado pela francesa Novespace, agendado para dia 03 de Setembro.
“A parceria com a Força Aérea Portuguesa tem sido muito valorizada por nós e temos tido muito apoio da Base Aérea Nº 11, em Beja. O que fazemos lá, são as actividades de dois a três dias que antecedem o voo e acaba por ser muito positivo para os estudantes e a equipa de organização”, destacou a gestora do projecto.

A competição nacional teve a sua primeira edição no ano passado e permitiu que 31 estudantes portugueses pudessem experimentar condições de microgravidade, simulando a sensação que os astronautas vivenciam quando estão no espaço.

Scroll to top
Close
Browse Tags