CPCJ e Centro de Saúde de Moura retomam projecto que previne abusos sexuais infantis

Numa acção de prevenção dos abusos sexuais infantis, a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Moura (CPCJ), em conjunto com o Centro de Saúde da cidade, retomaram o projecto “(Des)Cobre o Teu Corpo”, com uma turma do pré-escolar e a professora Ivone Jerónimo, do Jardim de Infância do Fojo.

Esta iniciativa tem uma finalidade muito importante de alerta e prevenção de abusos sexuais nas crianças. A presidente da CPCJ de Moura, Sónia Barradas, adiantou que o projecto “pretende dotar as crianças, as famílias e a sociedade de conhecimentos e ferramentas sobre o corpo humano e sobre o contacto físico bom e mau”.
As mensagens vão permitir às crianças ter “noção do que devem ou não permitir aos outros. É ainda muito importante trabalhar com elas a importância da prevenção da violência do abuso sexual”.

leia também
Distrito de Beja com quatro casos de abusos sexuais pela Igreja Católica

A viagem e descoberta tem sido feita com a ajuda dos bonecos Júlia e Pax e tem tido uma “boa aceitação por parte das crianças, com estes recursos apelativos e lúdicos e a primeira abordagem é feita de histórias e bonecos que levamos para a sala de aula e, logo aí, ficam muito receptivos”. No final, são os próprios alunos que fazem a avaliação da actividade. A pontuação de “Muito Bom”, “é muito gratificante para a CPCJ de Moura, pois é sinal que estão a gostar e a compreender o que é pedido”, salientou Sónia Barradas.
O projecto realizado de forma faseada, vai acrescentando novos conteúdos a cada sessão, no sentido dos mais novos, “conhecerem o seu corpo” e o “contacto físico em diferentes contextos sociais”.

O contributo da professora Ivone Jerónimo tem sido essencial no sucesso do projecto, que o desenvolve em simultâneo com a CPCJ e em sala de aula, com várias actividades.
Sobre possíveis abusos sexuais neste contexto, não existem, confirmação feita pela presidente da comissão de Moura. “Estas crianças não reportaram qualquer tipo de situação. Também há essa abordagem no sentido de a quem devem comunicar e com quem devem falar quando a situação ocorre e quem são as pessoas de confiança para elas”.
A Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Moura e o Centro de Saúde voltaram ao projecto “(Des)Cobre o Teu Corpo”, agora com uma turma do pré-escolar do Jardim de Infância do Fojo.

Scroll to top
Close
Browse Tags