Amanhã, dia 11, a Delegação Distrital de Beja, da ANAFRE – Associação Nacional de Freguesias, realiza o encontro Distrital de Autarcas de Freguesia, a partir das 09h30, no Auditório do NERBE.
A União de Freguesia de Moura e Santo Amador (UFMSA) vai marca presença, informou o presidente Francisco Canudo Sena e gostaria de ver resolvidos alguns assuntos. “Essencialmente, em torno das questões que mais preocupam neste momento as freguesias, que são as transferências de competências e as possibilidades de acesso a algum apoio que venha a estar disponível no quadro comunitário 2030, no âmbito do PRR”.
O autarca voltou a dizer que as Juntas de Freguesia continuam a ser os “parentes pobres das autarquias porque nunca tiveram grande possibilidade de acesso, nem de serem contempladas com fundos comunitários. O que aconteceu até hoje, foram coisas insipidas, sem nenhum tipo de dimensão”.
Canudo Sena espera que este encontro sirva para que se tomem decisões. “Vamos ver se agora as coisas melhoram e se podem fazer algum investimento”.
As Transferências de Competência – Boas Práticas e as Candidaturas a Fundos Comunitários – Desafios e Oportunidades, vão ser os temas da reunião de amanhã no NERBE, em Beja.