Mulheres de várias áreas debatem hoje em Moura a importância do seu papel

As comemorações do Dia Internacional da Mulher estenderam-se ao dia de hoje, 09 de Março, com um encontro no Cine-Teatro Caridade, em Moura”, para debater o papel das “Mulheres no Associativismo, Multiculturalismo e Integração Social”, com início às 10h00.

Com várias intervenções de diferentes perspectivas, a contextualização do tema abre com a mentora da iniciativa, Natália Pão Duro, do C.R.A.M “Os Leões” de Moura, pela sua experiência ligada ao associativismo e enquanto presidente da Federação das Colectividades do Distrito de Beja.

leia também
Drª Ana Francisca a convidada da Planície no Dia Internacional da Mulher

O conceito principal foi explicado pela própria à Planície na questão que toca a multiculturalidade. “Enquanto associativismo, como é que nós integramos estas pessoas que têm outras culturas diferentes e qual é o papel que nós temos nesta troca de ideias, de debate e como fazer melhor”.
Questionada sobre até que ponto é que há interesse nessa procura, da parte de outras culturas, nomeadamente na música. Natália Pão Duro foi franca: “Não tem havido procura de outras culturas à colectividade, nem a nível da Escola de Música de procurar o espaço para conhecer. Quem conhece é quem já frequentou o espaço pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional”.

Mas o intuito deste encontro é precisamente esse, de conversa e de novas ideias que possam surgir nestes contextos que devem ser valorizados.
Um outro ponto de vista vai ser exposto por Elsa Gonçalves da Câmara Municipal de Moura, na temática “A Mulher Cigana na Sociedade”. “Vou falar da experiência que tive enquanto coordenadora do Projecto de Mediadores Municipais e Interculturais de Moura, que já terminou. No contacto com estas mulheres, o seu quotidiano e a importância que a mulher pode ter na abertura na sociedade da comunidade cigana”.

Desta experiência, considerou: “Se lhes for dado educação, a verdade é que a realidade está a mudar e as mulheres com mais estudos começam a definir o rumo da comunidade, adaptando a sua cultura e tradição, aos tempos actuais”.
No encontro, outros contributos vão ser passados, entre eles o de Ana Piedade do IPBeja, o de Teresa Barradas da TAIPA, o de Filomena Machado da Rota do Guadiana e o de Teresa Martins da Cáritas de Beja.

A propósito das comemorações do Dia Internacional da Mulher, decorre hoje, a partir das 10h00, um encontro no Cine-Teatro Caridade, em Moura, para debater o papel das “Mulheres no Associativismo, Multiculturalismo e Integração Social”.

Scroll to top
Close
Browse Tags