Programa “Memórias de Mulheres” celebrado hoje na Casa do Alentejo

A Casa do Alentejo celebra já este sábado, dia 4 de Março, o Dia Internacional da Mulher. O programa “Memórias de Mulheres” contempla a inauguração de uma exposição, um debate sobre o papel da mulher em diferentes esferas da sociedade e muita animação a cargo do Grupo Folclórico e Cultural da Boavista, Portalegre. A entrada é livre.

leia também
Sabores do Campo este fim de semana em Moura

Pelas 14h00, será inaugurada a exposição “17 retratos, a condição da mulher do campo do concelho de Castro Verde nas décadas de 1950 e 1960”, do Museu da Ruralidade de Castro Verde. Uma exposição que promete impressionar por desvendar um quotidiano de subalternidade, trabalho e sofrimento, mas também de resistência e esperança. Uma homenagem a uma geração de mulheres que lutaram para que os seus filhos pudessem ter uma vida melhor.

De seguida, pelas 15h00, haverá um painel de debate, Conversas com Memórias, dedicado ao papel da mulher na reforma agrária, no sindicalismo, no cante e no poder local. Participam Marília Silva, Fátima Messias e Fernanda Bacalhau, com moderação de Rosa Calado.

O presidente da Casa do Alentejo, João Proença, sublinhou este programa como uma “justa homenagem ao papel que as mulheres desempenharam ao longo de décadas, num país em acelerada mudança, e com impacto expressivo nas esferas política, social, cultural e sindical”.
2023, é um importante ano para a Casa do Alentejo com a comemoração do seu 100º aniversário, que conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República e contempla diversas iniciativas de carácter cultural ao longo do ano.

Scroll to top
Close
Browse Tags