Bagão Felix hoje em Beja como convidado em colóquio do PSD

O Centro UNESCO, em Beja, recebe hoje, 03, às 18h30, o III Colóquio do movimento Beja Consegue – “Desafios sociais: problemas ou oportunidades?”, com participação de António Bagão Felix, Henrique Sim Sim, Carlos Sezões e Isaurindo Oliveira.

De uma forma geral, vão ser abordados problemas sociais complexos, como o desemprego, a pobreza extrema, a exclusão social, os maus-tratos a crianças e jovens, o isolamento dos idosos e territórios vulneráveis.
Numa outra esfera igualmente importante, temas como a segurança nacional, as alterações climáticas, o cluster do mar ou a gestão das cidades, que “persistem perante uma evidente dificuldade das instituições públicas e privadas se concertarem em torno de respostas sociais adequadas”, serão debatidos.

leia também
Movimento de moradores da Estrela querem desanexar a localidade do concelho de Moura

Ao nível local e em especial no concelho de Beja, debruçam-se sobre problemas que consideram “antigos e novos”, que “no âmbito da descentralização de competências para as autarquias locais, colocam todos os eleitos com dever acrescido, apesar dos diferentes níveis de responsabilidade”.
Dão como exemplo, os desafios colocados pela migração, particularmente na questão do acolhimento e integração das “mais de quarenta nacionalidades que vêm para Beja trabalhar, nas questões da falta de habitação e na realidade das pessoas em situação de sem abrigo que vão surgindo pelo nosso concelho”.

Tudo isto a somar aos problemas sociais já existentes de um “território do interior, de baixa densidade, com falta de investimento central nas acessibilidades que atraia e diversifique o tecido empresarial”.
O movimento Beja Consegue, quer com esta conferência responder a questões sociais e encontrar caminhos e soluções.
O III Colóquio do movimento Beja Consegue – “Desafios sociais: problemas ou oportunidades?”, realiza-se hoje no Centro UNESCO, em Beja.

536 Views
Scroll to top
Close
Browse Tags