Mulheres com H, de História, é um projecto da autoria da arquitecta alentejana Margarida Duarte Patriarca, natural de Ferreira do Alentejo e que foi pensado há dois anos, mas que a pandemia empurrou para Março de 2023. Este foi o “timing” escolhido pela mentora e pelo marido, Nelson Filipe Patriarca, produtor televisivo, para o divulgarem.
O conjunto de conversas numa primeira fase com 11 Mulheres que marcaram e continuam a distinguir a região, pelo papel que desempenham em diversas áreas, da cultura à gestão, foi apresentado ontem dia 28 de Fevereiro.
A “estreia” é dia 08 de Março, Dia Internacional da Mulher, com Rita Andrade Soares, Directora Executiva e responsável pelo conceito da Herdade da Malhadinha Nova e que segundo a autora, “transformou por completo um território que há 25 anos estava abandonado e em ruínas”.
A Planície como parceira deste projecto, antecipa um pouco da entrevista com Margarida Patriarca, que poderá ser ouvida na integra no dia 07 deste mês, uma homenagem à Mulher do Alentejo. “Sinto que nós alentejanos, enquanto território, não valorizamos aquilo que temos. E a causa feminina, a causa da Mulher, não necessariamente feminismo que é diferente, é algo que me diz muito e que marca aquilo que faço pessoal e profissionalmente e quis fazer algo em torno dessa temática”.
A entrevista vai estar disponível na Rádio Planície, às 18h00 e no site www.planicie.pt.
Pode também consultar os conteúdos no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter do projecto – https://linktr.ee/asmulherescomh