Celebra-se hoje, 01 de março, o Dia Internacional da Protecção Civil. O coordenador do gabinete da Comissão Municipal de Protecção Civil de Moura, Diogo Saraiva, assinalou junto da Planície o papel desta entidade. “O objectivo desta data é alertar e sensibilizar para aquilo que é a importância da Protecção Civil na salvaguarda da vida humana, património e propriedade face à ocorrência de acidentes graves e catástrofes e coordenar e articular todos os seus agentes”.
A Covid-19 deu uma relevância ainda maior à Protecção Civil, segundo Diogo Saraiva, que “acabou por ter um papel importante na coordenação de todos os agentes. A entidade começou a ser vista de várias formas, assumindo um papel fundamental na gestão da pandemia desde 2020”.
Há três anos a desempenhar a função nesta que é “uma experiência diferente”, mas que “se cruza muito com a minha área de especialidade, com Mestrado e especialidade na área da situação critica”. A pandemia está longe. No entanto, o enfermeiro diz que a gestão desse processo, “não foi fácil para mim, nem para ninguém porque era tudo novo” do ponto de vista pessoal e profissional, mas deu-lhe uma “outra perspectiva diferente” de lidar com uma pandemia.
A Câmara Municipal de Moura tem a responsabilidade nesta matéria, tendo na sua estrutura orgânica o Gabinete Municipal de Protecção Civil, sendo liderado pelo presidente, Álvaro Azedo.