ANAM assina protocolo de segurança online para crianças e jovens

Promover uma maior segurança online de crianças e jovens é o objectivo do mais recente protocolo assinado entre a Associação Nacional de Assembleias Municipais (ANAM) e a associação MiudosSegurosNa.Net.

leia também
João Ramos e Pedro Ré vencem a Baja TT Montes Alentejanos

Numa parceria conjunta, esta é uma iniciativa que procura promover o reforço de competências e a aquisição de novas aptidões ao nível do poder local, nomeadamente no que toca ao debate de questões ligadas à prevenção do uso excessivo de tecnologias, prevenção do bullying e cyberbullying, prevenção dos impactos negativos das tecnologias na imagem corporal de crianças e jovens, prevenção da violência sexual baseada em imagens e parentalidade digital positiva.

O presidente da ANAM, Albino Almeida, deu a sua opinião sobre o assunto. “A segurança online de crianças e jovens começa em casa, mas também implica a participação do meio envolvente. São inúmeros os locais a partir dos quais crianças e jovens podem aceder à Internet, pelo que é fundamental que a nível local exista a consciência de protecção e sensibilização das crianças e jovens”.

Para o fundador do MiudosSegurosNa.Net, Tito Morais, a finalidade do projecto é “ajudar famílias, escolas e comunidades a promover a utilização ética, responsável e segura das tecnologias de informação e comunicação por crianças e jovens” e não só. É preciso “atenção da parte de governos (locais e centrais), empresas do sector das tecnologias de informação, órgãos de comunicação social, etc”.

O projeto MiúdosSegurosNa.Net, nascido em 2002, tem desenvolvido nos últimos anos, um forte trabalho na prevenção e esclarecimento de situações de risco na vida digital dos mais novos, focando-se nos riscos inerentes à livre utilização da Internet. Nesse sentido a ANAM, através de uma estreita colaboração com os mais de 200 associados que representa actualmente, considera ser importante fomentar a promoção de debates, aulas abertas, encontros e as mais variadas formas de disseminação da informação relacionada com a segurança online de crianças e jovens.

277 Views
Scroll to top
Close
Browse Tags