22ª Feira do Queijo do Alentejo começa hoje em Serpa

A 22º edição da Feira do Queijo do Alentejo, no Parque de Feiras e Exposições de Serpa, vai ser inaugurada hoje, dia 24, às 11h00, numa cerimónia de abertura que tem como protagonistas o Grupo Coral e Etnográfico Infantil da Creche/Jardim de Infância Nª. Srª. da Conceição de Serpa e a recepção às escolas. São estes os principais momentos do começo do evento, com um programa marcado por várias iniciativas importantes ao longo dos três dias, 24, 25 e 26 de Fevereiro, a não perder durante o fim de semana.

leia também
Serpa promove hoje projecto “Rota do Território Hospitalário”

A feira deste ano “supera todas as expectativas”, como disse em entrevista à Planície, o presidente da Câmara de Serpa, João Efigénio Palma, com “140 expositores inscritos, mais 40 do que a última edição em formato normal, em 2020”. O número “muito superior”, obrigou a algumas alterações logísticas, desde logo, foi necessário “aumentar o espaço de exposição”. Um aspecto bastante importante para o responsável autárquico, que só de queijo este ano tem representado “40 expositores de todas as regiões de Portugal”, com o selo Denominação de Origem Protegida (DOP). Além de Serpa, está Azeitão, Castelo Branco, Évora, Nisa e Serra da Estrela.

“Este ano supera todas as expectativas”

Presidente da autarquia de serpa – joão palma

Outra das novidades do certame, são os seis expositores de Espanha com queijos DOP Mehon-Menorca e Manchego, queijos da Ilha de Minorca, Galiza, Cádis e Málaga, e vários outros queijos nacionais e internacionais de qualidade reconhecida. “Julgo que vamos ter uma Feira do Queijo muito dinâmica, muito convidativa, para estarmos cá todos presentes. Este é o momento de divulgar e potenciar a actividade dos nossos empresários”.

Com o queijo no centro de todas as atenções, esta mostra destaca ainda o vinho, os enchidos, o azeite, o mel, a doçaria tradicional, os frutos secos, a tecelagem, a cutelaria e o artesanato. As tasquinhas também oferecem uma mostra de gastronomia e petiscos locais que podem ser apreciados pelos visitantes.

A cultura do Cante Alentejano, classificado como Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO, são para João Efigénio Palma “o momento alto do que aqui se produz e do bom que se faz”, com o jazz, o rock, as sevilhanas, a música tradicional e os DJs, a garantir animação diferente a todos os públicos.

Não deixe de espreitar a Feira do Queijo do Alentejo, em Serpa, a partir de hoje e durante os dois dias de fim de semana.

Scroll to top
Close
Browse Tags