1500 participantes no desfile do Carnaval das Escolas do concelho de Moura

São mais de 1500 os participantes que hoje, dia 17, a partir das 10h00, desfilam pelo Carnaval das Escolas do concelho de Moura, onde o tema central é a “Arte”, organizado pela autarquia, em colaboração com a comunidade educativa.

A vereadora de Moura, Lurdes Balola, responsável pelo pelouro da Cultura, referiu à Planície que uma das novidades deste ano, prende-se com o fim das normas de segurança da pandemia e não só. “O tema da arte vai abrilhantar os corsos que vão ser feitos, tanto no Agrupamento de Amareleja, como de Moura. Vamos ter as bandas dos “Amarelos” e “Leões”, a ajudar neste desfile. Com o fim do Covid-19 e de todas as precauções que tínhamos com este vírus, voltamos à normalidade e esperamos a presença da população nas ruas para ajudarem as nossas crianças, professores e auxiliares, a terem esta alegria que nos brindam todos os anos”.

leia também
O jornal espanhol ABC destaca notícia onde Moura e Serpa se inserem

A vereadora lembrou que no “desfile maravilhoso (de hoje), assentam todos os fatos que são inventados nas escolas e que nos alegram nesta época de Carnaval”.
Ao longo dos desfiles é possível encontrar máscaras alusivas ao cinema, à pintura, a obras de arte, à dança, à música, à representação, entre outros.

Em Moura o corso carnavalesco conta com a participação da EB1 e JI do Sete e Meio, EB1 e JI do Fojo, EB1 da Porta Nova, EB1 e JI dos Bombeiros, EB1 e JI de Santo Amador, EB1 e JI de Sobral da Adiça, Centro de Apoio à Aprendizagem de Moura, APPACDM, Centro Infantil Nossa Senhora do Carmo, Creche Amor-Perfeito, Banda do CRAM “Os Leões” e Banda da SFUM “Os Amarelos”.
O ponto de partida vai ser o Largo de Santa Clara, local onde os participantes se concentram cerca das 10h00, percorrendo depois a Rua Serpa Pinto, Rua Miguel Bombarda, Praça Sacadura Cabral, Rua Conselheiro Augusto de Castro, Rua da República, Rua das Terçarias, terminando o desfile no Largo dos Quartéis, onde as escolas, que assim o desejem, farão uma coreografia.
Em Amareleja o corso carnavalesco de hoje, reúne os alunos da EB1 e JI de Amareleja e Creche Bem-me-quer. A concentração dos participantes está agendada também para as 10h00, na EBI de Amareleja.

O desfile passa pela Rua das Ferrarias, Rua Engenheiro Luís Guinapo Feronha, Torre do Relógio, Largo do Regato, Rua Nova de Barrancos, regressando depois à EBI de Amareleja.
Em Póvoa de São Miguel, Santo Aleixo da Restauração e Safara decorrem também desfiles pelos alunos das escolas, com o encontro dos corsos às 10h00, nos respectivos estabelecimentos de ensino, percorrendo depois as principais ruas das freguesias.

À semelhança do concelho de Moura, a cidade de Beja também promove hoje o desfile de Carnaval das Escolas, com crianças dos jardins-de-infância e do 1º ciclo dos estabelecimentos de ensino a encher as ruas de cor alegria. A concentração promovida pela Câmara de Beja, está marcada para as 09h30, junto à Casa da Cultura, na capital do Baixo Alentejo. O Carnaval festa-se a partir de hoje no concelho de Moura e na cidade de Beja.

727 Views
Scroll to top
Close
Browse Tags