Aeronáutica Andaluza cria comité transfronteiriço com o Alentejo

Mais de 20 empresas da Andaluzia deslocaram-se durante dois dias ao Alentejo para conhecer o ecossistema aeroespacial da região, apoiado pelo projecto AERIS+. A organização do evento esteve a cargo da ADRAL e da Universidade de Évora, que contaram com o apoio e envolvimento dos Municípios de Beja, Évora, Grândola e Ponte de Sor.

Através desta missão, o consórcio AERIS+ pretende dar a conhecer as oportunidades do sector na região do Alentejo e potenciar as oportunidades de colaboração entre os agentes.

leia também
Petição Pública sobre o Aeroporto de Beja dirigida ao Governo

Em Beja, a comitiva foi recebida no aeroporto pelo presidente da Câmara, Paulo Arsénio, pelo presidente da ADRAL, João Maria Grilo e pelo director do Aeroporto de Beja, Maurício Nunes, onde tiveram oportunidade de visitar a infraestrutura e o hangar de manutenção da MESA, grupo HIFLY. Posteriormente, a equipa seguiu para Grândola, com uma visita às instalações da empresa portuguesa LAUAK – Indústria Aeronáutica.

A comitiva deslocou-se depois a Ponte de Sor, onde visitou o aeródromo e a empresa aeroespacial Tekever, a desenvolver o primeiro radar de abertura sintética produzido em Portugal.
Criada a empresa, o presidente da Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL), João Maria Grilo, explicou qual o próximo passo. “É começar a aprofundar estas ligações. Há um conjunto de sinergias criado com a AERIS +, que aproximou a região Alentejo e a região Andaluzia neste cluster de aeronáutica. Todos os parceiros perceberam que este trabalho não podia ficar por aqui, uma vez que temos todos a aprender uns com os outros”. Prova disso, foram as “20 empresas da Andaluzia a visitar o nosso território. Vamos continuar a conversar, temos um fórum comum para troca de experiências, troca de oportunidades, uma vez que sofremos do mesmo problema, que é a falta de mão de obra qualificada e as duas regiões podem beneficiar”.

A missão terminou com uma visita à fábrica da Aernnova Aerospace, em Évora, onde de acordo com a organização, “foi dado mais um importante passo com vista à criação do Comité Transfronteiriço de Acompanhamento da Indústria Aeronáutica, no eixo Alentejo – Andaluzia”.

Scroll to top
Close
Browse Tags