“Não te Cales” – GNR sensibiliza para a violência no namoro

A Guarda Nacional Republicana já tem a decorrer até ao dia 17 deste mês, a mais recente campanha #NãoTeCales, que sensibiliza e alerta para a prevenção de comportamentos violentos e todas as formas de agressão existentes, em especial no namoro entre jovens, onde estas atitudes são precoces e mais facilmente evitadas no futuro.

leia também
Violência doméstica aumenta no concelho de Moura

O incentivo desta força militar com a mensagem, vai também no sentido de os jovens denunciarem e não aceitarem nenhum tipo de violência psicológica, emocional, física, social ou sexual.

É importante alertar os jovens para a importância das relações saudáveis, baseadas em princípios e valores tais como a autoestima, o respeito e a tolerância, que são pilares das relações de namoro, promovendo uma cultura anti-violência através de uma maior consciencialização. Para isso, a Guarda continua a direccionar e a priorizar as Secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário para as escolas e para a educação dos mais jovens.
Durante o ano de 2022, na área de responsabilidade da GNR, foram registados 1 421 crimes de violência no namoro em todas as faixas etárias. Desses crimes, 244 vítimas encontravam-se na faixa etária até aos 24 anos.

A violência no namoro enquadra-se na violência psicológica e emocional, na violência física e social, e na violência sexual. O impacto deste tipo de violência em idades precoces pode ser a aceitação desta violência no futuro, comprometendo as vítimas envolvidas, as suas famílias e a sociedade no seu conjunto.

A violência não é uma opção. Denunciar é uma responsabilidade colectiva.

NãoTeCales é a nova campanha da GNR para a prevenção a violência no namoro.

467 Views
Scroll to top
Close
Browse Tags